Resinas 3D de uso gerais são todas iguais?

Resinas 3D de uso gerais são todas iguais?

Você já se perguntou se resinas 3D de uso geral é tudo a mesma coisa? Hoje vamos falar um pouco sobre essa resina, uma característica que ninguém te conta sobre elas e mostrar alguns exemplos de aplicação.

Vamos começar pelo começo. As resinas gerais são todas iguais?

A resposta é: Mais ou menos - essas resinas ganham esse nome por se tratarem de um material multiuso. Pode ser usado para impressão de diferentes itens com múltiplas aplicações.
Por se tratar de um tipo de resina com tantos usos possíveis ela ganha nomes como: Resina Básica, Resina Geral, Resina General, Resina Standard, Resina Genérica, entre outros...

Seu valor varia entre R$130 a R$300 ao kg e pode ser encontrada em cores diversas como preto, branco e transparente.

Uma resina tão versátil, com excelente custo benefício, pode ser usada em todas as suas impressões?
Você pode sim, desde que tenha em mente que ela tem uma característica especifica que, dependendo da sua aplicação, não é indicada.
As resinas de uso geral normalmente são muito secas, portanto se tornam quebradiças, por isso seu uso não é recomendado para aplicações mecânicas/funcionais, mas sua decisão deve ser tomada após a avaliação do datasheet, que é o documento que apresenta dados técnicos sobre a resina e informações sobre seu modo de trabalho.
Vamos ao que interessa: Vamos mostrar alguns usos que fizemos dessa resina para que você possa entender na prática qual seu melhor uso.

Primeiro Exemplo

 

Tênis impresso com resina 3D Standard

O primeiro exemplo é essa amostra visual de tênis - o detalhamento é algo indiscutível e fica evidente na imagem a riqueza de detalhes que essa resina é capaz de imprimir. Além disso, essa peça foi feita em escala real - calçado tamanho 37 - e levou apenas três horas para ser impressa. Mais um ponto positivo para ela, a agilidade de impressão.

Segundo Exemplo

Válvula com silenciador feita através dos métodos tradicionais de produção x impressa em 3D

Após a otimização topográfica de uma válvula com silenciador de um equipamento de prensagem (imagem acima conta com o modelo feito em manufatura extrativa e ao lado modelo feito através da manufatura aditiva), o silenciador foi embutido na própria tampa através do uso de tramas para esse processo. Para validar se o modelo tinha ficado satisfatório e funcional, a primeira peça foi impressa usando a resina Standard para essa validação.

Na Gate 3D nós temos a resina Standard que entra nas características mencionadas acima e conta com um preço bem atraente e acessível para tirar essas ideias do software e começar a torna-las realidade.

Lembrando que estamos aqui para ajudar na configuração das resinas nos seus equipamentos. Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário que poderemos te ajudar.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.